WhatsApp

Oito dicas para subir a Pedra da Gávea em segurança

Oito dicas para subir a Pedra da Gávea em segurança

Nós, como bons paulistas aventureiros, estamos sempre em busca de novos desafios. A Pedra da Gávea já estava em nossos planos há algum tempo, e finalmente conseguimos nos preparar e programar para fazer uma das trilhas mais procuradas do Brasil.

Com seus mais de 800 metros de altitude, ela é considerada uma das trilhas mais difíceis e gratificantes da cidade do Rio de Janeiro, podemos dizer que é incrível chegar ao topo. São aproximadamente 6 horas de trilha (no total), com grau de dificuldade difícil. Portanto, para que você também conquiste essa montanha, em segurança, preparamos 8 dicas que vão fazer a diferença na sua experiência.


1. Se você não conhece, vá com guia especializado.

Existem áreas técnicas de escalada em rocha durante o percurso, por isso, caso você não seja um escalador experiente, contrate um guia. Fomos com a Rio Radical, eles levam todos os equipamentos de segurança e contam com guias peritos no roteiro. Fez toda a diferença para nós. Clique aqui para saber mais sobre este roteiro.

2. Use calçados específicos.

A bota de Trekking dá mais aderência e confiança durante a trilha, tênis de caminhada escorrega bastante. E nem pensar em ir descalço ou de chinelos!

3. Leve pelo menos 2 litros de água e lanches leves.

RJ e calor são praticamente sinônimos, isso significa que você vai perder bastante líquido. A trilha é longa, então leve comidinhas como barrinhas de cereal, frutas e castanhas.

4. Encare a trilha somente se tiver o mínimo de condicionamento físico.

A trilha tem o total de 6 horas entre caminhada, escalada e escalaminhada, então tenha um preparo físico para não passar perrengue. Em caso de problemas cardíacos e físicos pré-existentes, aconselhamos não fazer essa aventura. O Rio tem muitas opções de trilhas para apreciar a paisagem, com níveis de dificuldades menores.

5. Evite roupas claras e de algodão.

Opte por roupas dry-fit, ela seca mais rápido e será mais confortável durante o percurso. E se tiver proteção UVB melhor ainda.

6. Use protetor solar.

A trilha tem vários pontos expostos ao sol, por isso, não economize na proteção. E se possível leve um boné ou chapéu.

7. Respeite a natureza e acompanhe a previsão do tempo.

Tenha certeza de ir em um dia sem previsão de chuva, mais um ponto para considerar a contratação de guias especializados. A trilha ficará mais perigosa e escorregadia caso esteja molhada. 

8. Caso tenha pavor de altura, repense.

Existem pontos com exposição a altura. Quem tem pavor de altura, pode repensar sobre este roteiro e optar por outras trilhas.

Todos queremos aproveitar ao máximo as experiências, porém é preciso prudência para avaliar se esse roteiro é para você. Nossa experiência foi incrível e só pelas fotos não conseguimos explicar a sensação de superação e o encanto que é ter a visão 360º da cidade maravilhosa.

E ai, com nossas dicas está mais preparado para esse desafio??

Guga e Laura @gulaporai

Login

Ainda não tem cadastro? Cadastrar

Você receberá um e-mail contendo um link que permite redefinir sua senha para uma nova preferida.

Recuperação de senha

Você receberá um e-mail contendo um link que permite redefinir sua senha para uma nova preferida.