WhatsApp

Cinco Ideias de Lanche para Trilhas

Cinco Ideias de Lanche para Trilhas

Que fazer trilha é maravilhoso e viciante nós sabemos bem, mas o percurso até chegar no objetivo pode ser um problema se você não estiver com os nutrientes necessários para gerar a energia que seu corpo precisa e executar aquela atividade sem desmaiar na metade do caminho.
Por causa disso, hoje trouxe 5 opções de lanches leves, nutritivos e que irão gerar o suporte necessário que seu corpo precisa para completar a trilha inteiro! É importante quando eu digo leve, ele deve ser leve de não pesar seu estômago para você não fazer exercício com essa sensação de pesado. O que pode causar um cansaço maior e possíveis reações gastrointestinais, como vômitos, mas precisa ser leve também para carregar na mochila. Uma mochila na trilha deve conter apenas o essencial, óbvio, mas precisa ter os menores pesos possíveis. Sempre dê preferência para o que você aguenta e irá cansar menos. Então vamos aos lanches?

 

 

5 opções de lanches:

1- Oleaginosas Castanhas, nozes, amêndoas, amendoim, todas essas fazem parte do grupo de oleaginosas. Por serem fonte de gordura boa, são uma ótima opção para dar energia ao corpo, leves e você ainda pode mesclar com frutas secas (uva passa, damasco); fazer assada com especiarias para ficar com gostinho a mais ou carameladas com mel e cacau, fica uma delícia.

2- Barra de proteína/Cereal Oferecem uma quantidade satisfatória de nutrientes em um tamanho bem menor. Só cuidado com as opções que são repletas de açúcares e podem elevar sua glicemia de uma forma muito rápida. Leia sempre o rótulo do alimento.

3- Frutas secas a grande vantagem é o peso que é bem menor, equilibre diversos sabores de frutas secas. Pode mesclar com oleaginosas, ou sementes de abóbora ou girassol.

4- Frutas frescas: Frutas além de nos darem nutrientes incríveis, nos dão água através da sua ingestão. Prefira as opções mais práticas como banana, maçã, goiaba, pera, tangerina.

5- Pão integral com geleia ou queijo meia cura. Por serem fonte de carboidrato, os integrais ainda tem fibras que ajudam a absorção do mesmo ser mais lenta, mantendo a glicose estável e ajudando a dar maior saciedade. Prefira os recheios menos perecíveis possíveis, para não estragar durante o trajeto

Algumas dicas importantes:

 

● Evite produtos enlatados ou de vidros, para não pesar na mochila;
● Em casos de trilhas muito longas, dê preferência por alimentos em pó, embora não sejam muito saudáveis, te ajudarão a terminar a trilha, como: café solúvel, leite em pó, sopa instantânea e outros;
● Leve SEMPRE seu saco de lixo para descartar restos de frutas, sementes, etc e depois descarte em local apropriado;
● Prefira embalagens ZipLock que são reutilizáveis e dá para levar apenas a porção que irá consumir;
● Cuidado com alimentos muito perecíveis, eles podem estragar durante o caminho e você perder seu lanche.
● O foco deste artigo não é a água, mas não esqueça de sempre levar seu reservatório/garrafa e lembre-se: a sede é um sinal de desidratação.

Os alimentos que vão te acompanhar devem sempre ser práticos, leves e nutritivos, planeje com antecedência para não ser pego desprevenido. Tem várias outras opções que podemos combinar, trouxe apenas 5 para dar uma luz para as mentes que estão perdidas e sem ideia. Já salva esse post para na próxima vez que você for trilhar, não ficar sem energia. Até a próxima!

Nutricionista Larissa Figueiredo
CRN-4: 18101701

Login

Ainda não tem cadastro? Cadastrar

Você receberá um e-mail contendo um link que permite redefinir sua senha para uma nova preferida.

Recuperação de senha

Você receberá um e-mail contendo um link que permite redefinir sua senha para uma nova preferida.